O aranto é uma planta muito comum no dia a dia das pessoas e possui diversas propriedades medicinais. Conheça agora os benefícios do aranto para a saúde e bem-estar!
Benefícios do Aranto
Durante séculos, as pessoas usaram plantas medicinais como o aranto para manter a saúde. Por isso, veja agora quais os benefícios do aranto que foram comprovados por meio de pesquisas e análises e entenda seu uso!
1. Protege o Coração
O Aranto, rico em polifenóis, também contribui para a saúde do sistema cardiovascular, ajudando a aumentar o colesterol bom e a reduzir o colesterol ruim. Além disso, este ingrediente também contém muitos antioxidantes, que podem aumentar o efeito de combate aos radicais livres no corpo.
2. Preserva a Visão
O extrato de aranto, se combinado com o consumo de betacaroteno, tem propriedades poderosas para manter uma boa visão, o que é muito importante para o bom estado da córnea.
No Brasil, o uso de plantas medicinais está intimamente relacionado à cultura indígena, e os ensinamentos relacionados à medicina natural têm sido transmitidos de geração em geração. Africanos e europeus também tiveram um grande impacto, e o aranto e suas espécies irmãs se adaptaram totalmente ao clima tropical do Brasil.
Essa planta despontou como uma excelente alternativa como remédio natural no país, inclusive com pessoas que acreditam em suas propriedades anticâncer.
Embora muitos pesquisadores invistam na pesquisa do aranto como agente anticâncer, ainda não há resultados suficientes para comprovar a eficiência geral desta planta. Portanto, se você optar por consumi-lo, consulte o seu médico com antecedência e não desista do tratamento recomendado.
3. Adstringente
Devido ao seu efeito adstringente, a planta pode ser utilizada para diversos tipos de cicatrização, tratamento de doenças digestivas, doenças estomacais, cólicas, diarreia, indigestão, inflamação intestinal e gastroenterites.
4. Reduz o Estresse
Você já experimentou a pressão de um dia que parece não ter fim? O aroma pode ser a solução para esse problema, pois contém compostos chamados flavonóides e ácidos fenólicos, que possuem propriedades antioxidantes. Essas propriedades combatem os efeitos nocivos do estresse no corpo humano e eliminar os radicais livres.
5. Possui Atividade Diurética
Pesquisadores comprovaram que o extrato da folha de aranto tem efeito diurético, por isso pode ajudar a prevenir o inchaço e limpar o corpo.
Além disso, manter uma dieta com alimentos e bebidas diuréticas pode ajudá-lo a emagrecer.
6. Tem Atividade Analgésica e Anticonvulsivante
O aranto ajuda a aliviar dores e convulsões devido às suas propriedades. Por
exemplo, foi observado em um estudo que seu extrato pode proteger a vida de 20%
dos animais submetidos a convulsões induzidas.
7. Pode ter Efeitos Anticâncer
Um dos benefícios do aranto que fez com que sua popularidade crescesse foi o
suposto efeito anticâncer ou antitumoral, ou seja, de combate aos tumores.
Estudos recentes têm mostrado que há sinais de que certos
componentes da planta podem ter efeitos antitumorais.
Por outro lado, um estudo recente da Universidade de Łódź na
Polónia mostrou que embora haja evidências de atividade anticancerígena (in
vitro), seu uso medicinal ainda é restrito devido ao índice terapêutico
limitado e ao risco de efeitos tóxicos.
Da mesma forma, esta pesquisa reconhece o
potencial medicinal desta planta e acredita que ela deve continuar a ser
estudada em nível científico, embora não possamos dizer que ajude no combate ao
câncer.
8. Tem Propriedade Antialérgica
A atividade antialérgica, ou seja, que combate as alergias, é mais um dos benefícios do aranto. Estudos têm demonstrado que a planta é eficaz inclusive na redução de reações anafiláticas agudas, que são reações alérgicas extremamente graves.
Como Usar
O uso popular do aranto é feito com o consumo de suas folhas na forma de sucos, chás ou cruas em saladas.
Suco de Aranto
Ingredientes:
200ml de água;
1 folha de aranto.
Modo de Preparo:
Despeje os 200ml de água e a folha no liquidificador;
Processe bem;
Beba logo após estar pronto.
Consuma duas vezes por dia.
Chá de Aranto
Ingredientes:
200ml de água;
3 folhas de aranto lavadas.
Modo de Preparo:
Leve a água junto com as folhas ao fogo;
Com a tampa, espere ferver por 3 minutos;
Depois desse tempo, mantenha a tampa e deixe descansar por mais 2 ou 3 minutos;
Retire as folhas do chá e tome. Se sentir necessidade, adoce.
Efeitos Colaterais
A ingestão de mais de 5 gramas por kg ao dia apresenta risco de intoxicação. Portanto, recomenda-se o consumo de até 30 gramas de folhas por dia, pois doses maiores podem causar paralisia e contração muscular.
Contraindicações
Mulheres grávidas não devem consumir aranto porque pode provocar aumento de contrações uterinas. Além disso, crianças, pessoas com baixo açúcar no sangue e baixa pressão arterial não devem consumir esta planta.
No entanto, não existem outras contraindicações ao consumir aranto dentro da dose diária recomendada, pois esta planta não é considerada tóxica, mas é necessário consultar um médico antes de iniciar o consumo de aranto.