Benefícios do Cogumelo
Os benefícios do cogumelo são diversos. Eles possuem poucas calorias e muitos nutrientes. Por serem ricos em vitamina B, antioxidantes e fibras, os cogumelos não só têm uma boa fonte de proteína, mas também têm muitos benefícios para a saúde. Portanto, por exemplo, quando as pessoas não comem carne, os cogumelos são amplamente utilizados pelos vegetarianos como fonte de proteína.
Então, devido aos seus ingredientes, os cogumelos podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2, controlar os níveis de colesterol, melhorar a saúde óssea e fortalecer o sistema imunológico.
Existem vários tipos de cogumelos, devido aos seus diferentes nutrientes, além de serem consumidos de diferentes formas, também podem ter diversos benefícios. Como todos sabemos, os tipos de cogumelos consumidos diariamente incluem champignon, o shimeji, o shtitake, o funghi secchi e o portobello.
Principais Benefícios do Cogumelo
Os cogumelos são ricos em vitaminas B, principalmente B2, B3 e B5, vitamina C e minerais como cobre, selênio e potássio. Além disso, eles também contêm beta-glucana, que é fibra solúvel. Sendo assim, os cogumelos podem trazer uma variedade de benefícios à saúde, incluindo:
1- Previne doenças cardíacas: Entre os benefícios do cogumelo, podemos a prevenção de doenças cardíacas, por serem ricos em vitaminas do complexo B, também são ricos em antioxidantes, como o selênio, que promovem a saúde cardíaca. Além disso, o beta-glucano presente nos cogumelos é responsável por regular os níveis de colesterol, evitando assim a formação de placas ateroscleróticas e complicações cardíacas;
2- Previne o câncer: Prevenir o câncer é mais um dos benefícios do cogumelo. Por ter propriedades anti-inflamatórias e ser rico em antioxidantes;
3- Previne a diabetes do tipo 2: pois o beta-glucano também atua regulando os níveis de açúcar no sangue;
4- Melhora a saúde óssea, por ser rico em cobre, fósforo e vitamina D;
5- Mantém a saúde do sistema nervoso: Por serem ricos em cobre, potássio e vitamina B5, afetam diretamente a atividade do sistema nervoso;
6- Melhora o funcionamento do sistema digestivo: por ser rico em niacina;
7- Previne a anemia: Por conterem vitamina B2 e cobre, em sua composição, além do ferro, também atuam diretamente na formação das hemácias, que afetam diretamente o transporte de oxigênio aos organismos.
8- Ajuda no emagrecimento: Por ser uma importante fonte de proteína, quase não possui calorias e gorduras, sendo rico em água, fibras e minerais;
9- Aumenta a imunidade: Este é outro dos benefícios do cogumelo. Por serem ricos em nutrientes como selênio e vitamina do complexo B.
Os cogumelos podem ser grelhados, fritos, assados ou refogados, podendo também ser incluídos em diversas receitas como saladas, massas, molhos e pizzas.
Tipos de cogumelos
1. Shimeji
Shimeji é um dos cogumelos mais deliciosos na culinária e pode ser rapidamente preparado apenas fervendo no azeite ou na manteiga. É rico em fósforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um excelente aliado para o controle da pressão arterial.
2. Champignon
O champignon é o tipo mais conhecido e mais usado, sendo também conhecido como cogumelo paris. Esse tipo de cogumelo é rico em vitaminas B5 e B12, cálcio, fósforo e em fibras do tipo beta-glucanos, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.
3. Funghi secchi
O funghi secchi é qualquer cogumelo desidratado, é rico em cálcio, potássio, fósforo, zinco, magnésio, sódio, vitaminas B e vitamina C.
Para usá-los na culinária, você deve lavar0 os cogumelos e deixá-los de molho em água morna por cerca de 30 minutos para hidratá-los. Uma vez hidratados, os cogumelos devem ser espremidos para retirar o excesso de água, e o líquido escuro que sobra após a hidratação pode ser usado como tempero.
4. Shiitake
No Brasil, é mais comum encontrar o cogumelo shiitake desidratado, sendo necessário adicionar água quente para o preparo para que ele se hidrate e fique macio. Os cogumelos shiitake são castanhos escuros e são amplamente utilizados na preparação de molhos, sopas e acompanhamentos de massa
5. Portobello ou champignon marrom
O portobello é o champignon mais maduro, sendo normalmente maior e de cor mais escura. Possui sabor suave e textura semelhante à da carne, sendo amplamente utilizado na alimentação vegetariana. Este cogumelo é rico em vitaminas B2 e B3 e pode ser cozinhado, grelhado ou frito.
Receitas com Cogumelo
Cogumelo Shimeji Frito na Manteiga
Ingredientes
- 1 bandeja de cogumelos Shimeji limpos
- 1 colher e meia de manteiga
- 1/2 xícara de chá de molho Shoyu
- 1 cebola
- 2 raminhos de cebolinha
Modo de preparo
- Antes de começar, corte a base mais grossa dos shimejis, de forma a deixá-los separados um do outro e com um talinho junto ao “chapéu” do cogumelo.
- Se quiser se utilizar da base mais grossa, corte-a em cubos bem pequenos.
- Deixe os cogumelos cozinhando por cerca de cinco minutos em uma panela separada.
- Coloque uma panela no fogo com a manteiga até que ela tenha derretido quase por completo.
- Coloque a cebola e a cebolinha em uma frigideira e frite-as parcialmente.
- Pegue os cugumelos, já cozidos, escorra a água e junte à frigideira para fritar junto com a cebola e a cebolinha.
- Assim que a cebola estiver mole, junte o molho shoyiu e deixe fritar mais um pouco para que os ingredientes absorvam seu sabor.
Depois é só servir em um potinho separado.
Estrognoffe de cogumelo champignon
Ingredientes
- 1kg de carne de sua preferência, como patinho ou coxão mole
- 3 cebolas médias
- 1 vidro de champignon
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 latas de creme de leite
- 3 tomates picados sem pele e sem sementes
- 3 colheres de sopa de óleo de oliva
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 100ml de água
Modo de Preparo
Em uma panela, adicione o óleo, a carne, a cebola, os tomates, o caldo de carne e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente o ketchup e o champignon e deixe cozinhar até obter um molho consistente e cremoso. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro. Mexa até incorporar o molho ao creme.
Coloque em uma forma refratária e decore com tempero e batata palha.
Molho de funghi secchi
Ingredientes
- 50g de funghi secchi
- 1 cebola média ralada ou triturada
- 2 caixinhas (200 ml) de creme de leite
- 1 xícara de cafézinho de vinho branco seco
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em 1 litro de água quente e coloque o funghi secchi para hidratrar durante meia hora.
- Depois de hidratado tire o funghi da água e corte em tirinhas, reserve.
- Reserve 1 copo (200ml) da água em que o funghi ficou de molho.
- Despeje a manteiga em uma panela, após aquecida, coloque a cebola e frite até cebola até dourar, acrescente o funghi e o vinho branco e frite até evaporar quase todo o vinho. Coloque o sal.
- Acrescente o copo com a agua em que o funghi ficou de molho.
- Misture bem e acrescente as duas caixas de creme de leite assim que aquecer pode servir.
- Esse molho pode ser servido com 500 g de macarrão de sua preferência.
Escondidinho de cogumelo shimeji
Ingredientes:
2 carás grande (ou mandioca/aipim/macaxeira)
200g de shimeji (branco ou preto)
1 cebola média picada
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de shoyu
Sal a gosto
Modo de Preparo:
1- Descasque o cará (ou a mandioca) e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macio;
2- Enquanto o cará estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores, reserve;
3- Aqueça o óleo vegetal em uma panela e adicione a cebola picada, refogue até ficar translúcida;
4- Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando;
5- Quando o cará estiver cozido, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e adicione mais sal se necessário;
6- Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizei uma retangular de 24 x 13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou;
7- Leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.
Dica: Você pode acrescentar ervas a gosto no purê para ficar mais saboroso e cheiroso, como orégano, alecrim e tomilho, por exemplo.