Hoje iremos mostrar como fazer xarope de gengibre, o xarope que ajuda a emagrecer e cura infecções.
O gengibre é conhecido por seus efeitos anti-inflamatórios. Ele fortalece o sistema imunológico, combate problemas respiratórios e, por conter gingerol, age como expectorante de muco no organismo, portanto, geralmente pode aliviar a tosse. De quebra, a raiz ainda ajuda na dieta por sua ação termogênica, que acelera o metabolismo e turbina a queima de calorias.
Aliado ao mel e ao limão, o gengibre pode formar um poderoso xarope caseiro contra infecções, pois o mel é rico em antioxidantes que eliminam radicais livres, enquanto o limão, fonte de vitamina C, ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Benefícios do Xarope de Gengibre
Combate Gripes e Resfriados
A combinação destes três ingredientes tornam este remédio natural em um poderoso xarope contra resfriados e gripes. Quando nosso nível de imunologia está baixo, seja por doenças ou excesso de atividades, devemos inserir alimentos anti-inflamatórios que possam aumentar a imunidade. Portanto, o desempenho desse trio é excelente neste caso.
Ajuda a Emagrecer
O xarope de gengibre auxilia no emagrecimento porque sua raiz tem poder termogênico, que aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e queima gordura.
Sistema Respiratório
O poder anti-inflamatório do gengibre e da vitamina C do limão são excelentes para combater doenças e aumentar a imunidade. Aliados ao mel, se tornam uma fórmula potente para recuperar o sistema respiratório.
Como Fazer Xarope de Gengibre
Ingredientes:
30g de gengibre ralado ou picado
Suco de 1 limão
500ml de água
150ml de mel
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela e cozinhe em fogo alto por 40 minutos. Conservar em frasco com tampa e tomar de 1 a 2 colheres de sopa por dia.
Efeitos Colaterais e Contraindicações
Muito gengibre torna as pessoas mais aceleradas e ativas, e seu efeito é semelhante ao da cafeína.
Por ser termogênica, a raiz também pode alterar a pressão arterial, o que é uma contra-indicação para pessoas com hipertensão.
Este xarope contra dor de garganta também seja ruim para quem utiliza medicamentos anticoagulantes, sendo preciso cautela nesses casos.
Outra questão que merece atenção é o consumo pelas crianças. A mistura deve ser evitada pelos menores de 2 anos, visto que certos tipos de mel podem ser perigosos para a saúde dos mais novos por conta da possível presença da bactéria causadora do botulismo.
Mulheres grávidas só devem tomá-lo sob orientação de um médico, pois grandes concentrações da raiz podem causar contrações, aborto espontâneo e até alterar a pressão da gravidez.