Você conhece os benefícios do chocolate meio amargo? O chocolate mais saudável é o chocolate meio amargo, pois esse tipo de chocolate tem a melhor relação entre a porcentagem de cacau e outros nutrientes. Portanto, é rico em importantes antioxidantes que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce.
No entanto, o consumo excessivo de chocolate amargo também pode engordar, e o acúmulo de gordura pode prejudicar a saúde.
O cacau no chocolate amargo ou amargo também tem um papel importante no combate ao colesterol, melhorando a saúde do coração, prevenindo trombose e até melhorando o humor. No entanto, para obter esses benefícios, não se pode comer demais.
Principais Benefícios do Chocolate Meio Amargo para Saúde
1. Melhora a Pressão Arterial e Circulação do Sangue
Um dos benefícios do chocolate meio amargo é que ele faz bem ao coração e ao sangue porque melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão. O chocolate amargo (contém pelo menos 70% de cacau) contém compostos químicos chamados flavonóis (derivados dos flavonóides) que podem estimular a produção de óxido nítrico nas paredes das artérias. Este gás envia um sinal de comando aos vasos sanguíneos para relaxarem, o que reduz a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, diminui a pressão arterial. A pressão arterial baixa reduz a chance de formação de coágulos sanguíneos e previne a arteriosclerose, ou seja, o enrijecimento das artérias.
2. Pode Reduzir o Colesterol
Os pesquisadores descobriram que o consumo regular e moderado de chocolate amargo pode reduzir os níveis de colesterol LDL. Este é o colesterol “ruim”, que pode ser perigoso quando oxidado, causando inflamação das artérias, doenças cardíacas e derrame. O chocolate escuro contém antioxidantes poderosos que protegem o organismo de tais danos. Estudos também mostraram que o chocolate amargo pode aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol “bom”).
3. Rico em Nutrientes
O chocolate amargo é rico em vitaminas e sais minerais, essenciais para o funcionamento do organismo. Ele contém altas concentrações de magnésio, potássio, ferro e cobre. O magnésio ajuda a prevenir a hipertensão, diabetes tipo 2 e certas doenças cardíacas, enquanto o ferro pode prevenir a anemia. O potássio e o cobre podem prevenir o AVC (AVC) e doenças vasculares. O chocolate com pelo menos 70% de cacau contém muita fibra, manganês, fósforo, zinco e selênio. Todos eles essenciais para sua dieta diária.
4. Reduz a Resistência à Insulina
Outro benefício do chocolate amargo é que ele é uma boa escolha para diabéticos devido ao seu baixo índice glicêmico. Portanto, comer com moderação não aumentará os níveis de açúcar no sangue. O chocolate amargo contém flavonóides e pigmentos de cacau, que geralmente são removidos devido ao amargor. Eles ajudam as células a funcionar normalmente e ensinam seu corpo a usar a insulina com eficácia, reduzindo assim a resistência a esse importante hormônio.
5. Pode ser Eficaz no Tratamento de Tosses
A teobromina também é um estimulante leve e pode acalmar bem a tosse. O composto bloqueia a atividade do nervo sensorial e interrompe o reflexo da tosse. Ao contrário da codeína, o ingrediente ativo em muitos xaropes, o chocolate amargo não causa sonolência.
6. Melhora a Saúde da Pele
Chocolate meio amargo pode ser benéfico para a saúde da pele. Os flavonóides que contém não só melhoram o fluxo sanguíneo da pele (ajuda muito na cicatrização), mas também aumentam a densidade e a hidratação da pele. Os flavonóides têm um pequeno efeito protetor contra queimaduras do sol. No entanto, eles não podem substituir um bom protetor solar.
7. Proteção para os Dentes
O chocolate amargo contém teobromina, que elimina as bactérias e endurece o esmalte dos dentes. Se você mantiver bons hábitos de higiene dental, o chocolate amargo pode realmente reduzir o risco de cáries.
8. Melhora o Humor
Como todos sabemos, muitas pessoas apelam para o chocolate quando estão chateadas ou deprimidas. O motivo deve-se ao fato de o chocolate estimular o organismo a produzir endorfina e serotonina, hormônios que nos fazem sentir prazer e alegria. O chocolate meio amargo contém também feniletilamina, a mesma substância química produzida pelo cérebro quando estamos apaixonados.
9. Combate o Envelhecimento e o Câncer
Devido ao seu alto conteúdo antioxidante, o chocolate meio amargo pode combater as toxinas e os radicais livres, que danificam as células da pele, para que você tenha uma aparência jovem. Os antioxidantes não apenas retardam o processo de envelhecimento, como também eliminam certas células cancerosas.
Flavonóis, polifenóis e proantocianidinas são antioxidantes presentes no chocolate meio amargo que ajudam a retardar o crescimento de células cancerígenas. O pentâmero, outro composto naturalmente encontrado no cacau, pode desativar proteínas que estimulam as células cancerígenas a se dividirem continuamente.
10. Alivia o Estresse
Parece que o chocolate amargo é um alimento mágico porque também pode ser usado para reduzir o risco de doenças cardíacas causadas pelo estresse. O chocolate amargo pode ajudar as pessoas a lidar com ambientes estressantes e reduzir os efeitos do estresse. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que comem regularmente chocolate amargo têm menos cortisol e adrenalina (hormônios do estresse) circulando em seus vasos sanguíneos.