Você sabia que pode ter o vírus da herpes sem nunca ter apresentado qualquer um dos sintomas?
Vamos falar aqui, sobre essa doença, uma das que mais contamina no mundo, perdendo apenas para a gripe!
O que é Herpes?
Não vamos falar em termos técnico, até porque pode não ser compreensível a todos, mas de uma forma geral, podemos dizer que é uma infecção recorrente que inicia com um formigamento e forte coceira na região afetada para depois aparecerem as bolhas que no fim se transformam em feridas.
Pode aparecer em qualquer lugar do corpo, porém, é mais comum nos lábios.
Estudos comprovam que 90% das pessoas tem o vírus, mas apenas cerca de 15% apresentam os sintomas, devido a baixa imunidade.
Tipo de Herpes
Tipo 1
É aquela associada, principalmente, a herpes labial, ou seja, aquela que surgem nos lábios. A contaminação acontece através de beijos, talheres ou contatos íntimos.
Tipo 2
Esse tipo está mais ligado a parte genital (pênis, nádegas, virilha e vulva). Neste caso, como a pele ou a mucosa foi exposta a algum contato com alguém que já tivesse infectado, ocorreu a contaminação. Por isso a recomendação do uso da camisinha, pois além da herpes, protege também contra outras doenças sexualmente transmitidas.
Herpes Zoster
É aquela causada pelo mesmo vírus da catapora. Esse tipo de herpes é muito conhecido como cobreiro, mas diferentemente da catapora que é transmitida pelo ar, a herpes zoster é transmitida pelo contato. São erupções de bolhas que surgem na pele.
Tem cura?
Sinto informar, mas a resposta é não. Não tem cura, isso porque o seu DNA é super complexo, o que impossibilita o surgimento de remédios que eliminem para sempre o vírus do organismo. Existem apenas medicamentos que tratam e evitam os sintomas.
O remédio mais usado para tratar as crises é o Aciclovir.
Mas lembrando que manter um boa alimentação, evitar o estresse e aumentar a imunidade colaboram para impedir que os sintomas surjam com tanta frequência.
Vale dizer que em algumas pessoas, o vírus ficará adormecido por toda vida, sem se quer um dia se manifestar.
Então, compartilhe esta informação para o máximo de pessoas que puder, para que todas tenham conhecimento do que é a herpes.