Quando falamos de remédio caseiro para dor de ouvido, o que você pode fazer é cobrir a área com um pano quente, pois o calor vai causar vasodilatação, reduzindo assim a dor. Além disso, remédios caseiros com azeite de oliva, alho ou camomila também podem aliviar a dor.
Quando se suspeita que a causa da dor de ouvido é água dentro da orelha, o método que pode ser seguido é virar o lado do pescoço para o lado onde dói e, em seguida, dar alguns saltos com um pé enquanto a cabeça ainda está inclinada para um lado. A água escorre e a dor de ouvido passa.
Remédio Caseiro para Dor de Ouvido
Opção 1 – Solução de Azeite e Alho
Gotas de óleo de alho é um ótimo remédio caseiro para dor de ouvido, sendo muito eficiente ao combate da infecção. Mas, se a pessoa suspeitar que tem otite externa, ela deve consultar um médico o mais rápido possível, porque os remédios caseiros não são suficientes para tratar a infecção.
Ingredientes
- 1 cabeça de alho;
- Azeite;
- Algodão.
Modo de Preparo
Pique o alho, coloque em um recipiente com óleo suficiente para o cobrir. Feche a tampa e aqueça em fogo baixo por cerca de uma hora. Deixe esfriar, filtre e guarde na geladeira em uma garrafa de vidro fechada. Para usar, basta aquecer algumas gotas em uma colher de metal, testar a temperatura e mergulhar a bola de algodão no líquido e, em seguida, colocá-la na entrada do canal auditivo.
Opção 2 – Solução com Verbasco ou Camomila
O verbasco e a camomila têm propriedades anti-inflamatórias, emolientes e calmantes, sendo assim, são uma boa opção de remédio caseiro para dor de ouvido.
Ingredientes
- Chá de camomila ou chá de verbasco;
- Algodão.
Modo de Preparo
Prepare chá de camomila ou chá de verbasco e umedeça um punhado de algodão com um conta-gotas. Aperte para remover o excesso e coloque o algodão, tapando o ouvido.
As complicações após um resfriado ou gripe podem causar dor de ouvido devido ao aumento das secreções no ouvido interno, portanto, manter a limpeza do nariz com soro fisiológico também é uma estratégia muito importante para ajudar a combater infecções no ouvido. Beber muita água e chá ao longo do dia também ajuda a fluidificar as secreções, o que torna mais fácil limpar o nariz e eliminar o catarro.
Os sintomas que evidenciam a dor de ouvido podem ser a diminuição da audição e a febre. Crianças que não sabem reclamar, tem febre, choro e gritos, principalmente à noite, colocam as mãos nos ouvidos ou abaixam a cabeça, ficam irritadas e caídas.
O que Evitar
A menos que o médico recomende, não é recomendado colocar óleo, alho ou outros ingredientes diretamente no canal auditivo. É mais seguro o uso de algodão embebido nesta ou outra solução, desde que o pedaço de algodão não esteja muito molhado.
Quando Procurar um Médico
Se os sintomas persistirem ou piorarem, é recomendável consultar um médico, especialmente para bebês ou crianças. A febre é um sinal de alerta e, às vezes, o pediatra pode orientar o uso de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios para o controle da dor.
O médico irá observar a aparência de dentro do ouvido com um pequeno aparelho próprio, para determinar a gravidade da infecção, se o tímpano está afetado ou se sua membrana se rompeu. Além disso, essa pequena avaliação ajuda a determinar se há pus ou outras complicações, determinando assim as opções de tratamento.