Neste artigo iremos falar de como usar cúrcuma para tratar dores. Muito utilizado na culinária, a cúrcuma tem sido alvo de estudos para o uso terapêutico e em cosméticos. E os resultados desses estudos tem sido bastante animadores. Há quem diga que o uso desse condimento para tratar determinadas dores é melhor do que de drogas farmacêuticas como o ibuprofeno, por exemplo.
Mas você pode estar se perguntando o que a cúrcuma tem que faz com que o uso terapêutico seja tão eficiente. A resposta está em um composto ativo chamado curcumina que é antioxidante, tem um pigmento fenólico responsável pela cor amarelo alaranjado e de sabor levemente amargoso, porém intenso bastante característico do condimento.
Aqui em casa eu sempre utilizo açafrão especialmente em carnes brancas, leguminosas e arroz. Trouxe isso de herança de Goiás, minha terra querida. Mal sabia eu do poder desse condimente. Ele é antioxidante e, segundo a ciência, tem o poder de dar saúde as células antes já oxidadas pelos tias radicais livres. Além disso tem poder anti-inflamatório auxiliando nos processos que causam dores.
Existem diversas maneiras de incluir a cúrcuma nas refeições diárias e se você ainda não tem esse hábito, fica aqui a sugestão para uma alimentação mais saudável. Inclusive que você faça a substituição do famoso coloral/colorífico, que é transgênico, pela cúrcuma, que é natural.
Você pode ir adicionando-a também nas sobremesas, nos mingais, nos molhos enfim…já há estudos que apontam resultados muito favoráveis nos tratamentos contra o câncer e doenças degenerativas, não é ótimo, além de artrite, dores musculares e no rejuvenescimento.
Abaixo deixaremos a receita de uma pomada de cúrcuma usada na Índia há séculos para tratar dores musculares e para fazer você irá precisar apenas de:
Receita da Pomada de Cúrcuma
1/2 xícara de açafrão em pó (cúrcuma)
1 xícara de água ( e mais uma xícara de água em reserva)
1/3 xícara de óleo de coco extra virgem (melhor)
2 a 3 colheres de pimenta do reino moída na hora (faça num dia que possa ir a feira para conseguir essa pimenta moída).
Modo de Preparo:
Coloque o açafrão com uma xícara de água até que fica uma pasta grossa. Se perceber que está muito pastoso/denso coloque um pouco mais de água. Esse processo deverá ser feito para criar essa pastinha antes de incluir os demais ingredientes. Acrescente o óleo de coco e a pimenta do reino. Misture bem. Coloque em potinhos herméticos ou algo assim. Guarde em geladeira por até 2 semanas. Aplique nas regiões a serem tratadas fazendo massagem. Pode ocorrer que as regiões tratadas pela pomada fique amarelas, mas com o tempo, essa coloração sai normalmente.
O ideal é que o açafrão não vá ao fogo para não diminuir a sua eficácia terapêutica. Também recomendamos o uso de potes escuros para o armazenamento do mesmo, já que ele não se dá bem com a luz e o calor, por isso, se for incluí-lo nos seus preparos, faça isso já quando estiver fora do fogo,