O tratamento para olho de peixe no pé, que é um tipo de verruga que surge na planta do pé que pode ser feito com o uso de uma pomada à base de ácido acetilsalicílico indicada pelo médico. O tratamento é lento e pode levar mais de 30 dias, dependendo do tamanho da lesão.
Outros métodos de tratamento dos olhos de peixes são através de cirurgia dermatológica, como a criocauterização, ou através de eletrocauterização, ou através da aplicação de nitrogênio líquido ou ácido nítrico, por exemplo.
Remédios para Olho de Peixe no Pé
Os dermatologistas poderão indicar o uso de pomadas como por exemplo:
- Ácido salicílico de 5 à 40%: pomada parisiense, dermolimp, benzac, duofilm plantar, transvercid, urgocor, calicida moreno, verrufilm, calicida indiano ou outra preparada na farmácia de manipulação.
Tratamento Caseiro
Durante o tratamento para verruga plantar deve-se:
1. Remover o excesso de pele
Para tratar o olho de peixe em casa você pode deixar os pés de molho em uma bacia com água morna e um pouco de sal grosso, para amolecer a pele e retirar toda a sujeira. Após os pés estarem devidamente limpos e com a pele mais amolecida, você pode passar um pouco de pedra pomes para remover o excesso de queratina da região à volta da verruga. Porém, este procedimento não deve causar dor ou desconforto.
2. Hidratar a pele
Depois de retirar o excesso de pele, queratina e a parte mais superficial da verruga, você pode hidratar bem os pés aplicando um creme hidratante para peles ressecadas e calçar um par de meias, para garantir que seus pés estejam totalmente hidratados.
3. Aplicar a solução indicada pelo dermatologista
Após o banho, antes de dormir você deve ter os pés bem limpos e hidratados e então aplicar a solução indicada pelo podologista ou dermatologista, deixando o produto atuar durante a noite toda ou pelo tempo determinado pelo profissional. Estes medicamentos podem ser usados em líquidos ou pomada, onde se coloca um tipo de band-aid para cobrir a lesão.
Criocirurgia com nitrogênio
Quando existem olho de peixe no pé extensos ou muito profundos, não melhorando com o uso das pomadas, o dermatologista poderá recorrer ao uso do nitrogênio líquido para congelar a verruga, eliminando-a completamente.
Veja também: