Hoje é muito comum encontrar pessoas com dores nos pés e esporão. Se você sofre desse mal ou conhece alguém que tenha esse problema sabe quanto dolorido é. Pensando nisso trazemos aqui algumas dicas simples para tratar dores nos pés e esporão, e acredite, farão toda a diferença no seu dia-a-dia, diminuindo consideravelmente suas dores.
Alongamentos para aliviar a dor do esporão
1ª dica – fazer o alongamento ainda deitado na cama, logo ao acordar, apontando os dedos dos pés para você por cerca de 30 segundo, relaxando e repetindo novamente por 2 ou 3 vezes.
2ª dica -ficar de frente para a parede colocando a parte que dói para trás e a outra perna para frente, projetando o corpo para frente, esticando a perna e mantendo o calcanhar no chão apoiado. Esse alongamento deve ser feito de 3 a 4 vezes por dia e em cada perna mantendo o calcanhar e perna estendidos por 15 segundos.
3ª dica – alongar seguindo a dica anterior, porém deverá flexionar, fletir, dobrar levemente o joelho da perna que fica esticada para trás.
4ª dica – e a mais importante para quem sofre de esporão calcar ou facite plantar é deslizar os dedos do pé pela parede até a planta do pé tocar o chão totalmente, mas deixando os dedos dos pés na parede por cerca de 20 segundos. Nesse alongamento, você poderá sentir um pouco de dor que é normal. Repita os exercícios por mais 2 ou 3 vezes.
5ª dica – é o alongamento na escada…aquele que você fica na ponta dos pés e na ponta do degrau da escada descendo e subindo os calcanhares simultaneamente. Esse movimento estica os músculos e nervos dos pés e panturrilha trazendo sensação de relaxamento nessas regiões aliviando as dores.
Massagens com óleos de amêndoas ou cremes no esporão
Deixar os pés de molho por 15 minutos em água fria e depois secá-lo e seguir com a massagem nos pés usando óleo de amêndoas ou cremes. A própria pessoa poderá fazer a massagem, mas se encontrar outra pessoa que faça pode ser mais relaxante.
Não vamos dizer pra você evitar sapatos apertados e salto alto ou sapatilhas baixas porque isso você certamente já sabe que o certo é usar sapatos com saltos de borracha com aproximadamente 3cm de altura, mas aconselhamos a você, sempre que possível, faça uso de palmilhas especificas, dessas vendidas em casas de produtos ortopédicos…certamente sentirá uma enorme diferença nos sintomas e dores com o uso frequente.
Veja também: