Os chás são uma excelente forma natural para combater a insônia e estimular o sono, sem o risco de desenvolver os efeitos colaterais comuns dos medicamentos, como dependência ou piora da insônia a longo prazo, por exemplo.
Seu efeito pode não ser tão imediato quanto os remédios de farmácia, uma vez que sua ação é mais natural para o corpo e não causa qualquer tipo de dependência. Além disso, quando usados regularmente, os chás tendem a regular os ciclos de sono, permitindo que o efeito se vá tornando cada vez mais rápido.
Os 6 chás abaixo combatem a insônia e irão lhe proporcionar uma noite com sono tranquilo:
1- Camomila
A camomila é reconhecida por estimular o relaxamento, pois contém compostos fenólicos, com destaque para o flavonoide apigenina, que além de ser responsável pela coloração da planta, apresenta efeito calmante e relaxante.
Com isso, o chá de camomila auxilia na promoção do sono. Além disso, ajuda no controle da diabetes, na prevenção de resfriados e alívio nas dores de estômago.
- 1 colher de sopa de camomila
- 1 xícara de chá de água
Consumir 1 xícara de chá de 3 a 4 vezes por dia
2- Valeriana
O chá de valeriana é um dos mais famosos por melhorar a qualidade do sono. Isso porque a Valeriana tem propriedades calmantes, combatendo o estresse e a ansiedade.
Esse chá age diretamente no sistema nervoso central, promovendo o relaxamento e a diminuição das tensões nervosas e musculares.
Assim sendo, auxilia na indução e na melhora da qualidade do sono.
A valeriana ainda atua em uma das fases mais importantes, no chamado sono de ondas lentas, aquele que no dia seguinte dá a sensação de descanso.
- 1 colher de sopa em
- 1 xícara de chá de água
Beba 1 xícara de chá 1 vez por dia
3- Melissa
A Melissa, também conhecida como erva-cidreira, apresenta atividade sedativa, auxiliando no relaxamento e no controle das emoções.
Por ser tranquilizante e relaxante, também é uma indutora do sono.
Além de auxiliar no combate ao estresse causado pela rotina do dia a dia, ainda é responsável por combater enxaquecas, náuseas e cólicas menstruais.
- 1 a 2 colheres de sobremesa em 1 xícara de chá de água
Beba 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes por dia.
4- Maracujá
A espécie de maracujá Passiflora incarnata Linneaus detém propriedades depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC) atuando nos distúrbios da ansiedade e sedação.
Por isso, é conhecido por suas propriedades sedativas, além de ser calmante e auxiliar na qualidade de sono.
Mas, não se engane. As substâncias com potencial efeito calmante são encontradas principalmente nas folhas da planta.
- 1 colher de sopa em 1 xícara de chá de água
Beba 1 xícara de chá de 3 a 4 vezes por dia
5- Chá de Mulungu para Insônia
A Erythrina Mulungu é conhecida popularmente como mulungu e suas propriedades são conhecidas devido aos efeitos sedativos e calmantes.
Por isso, é muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.
É utilizada no tratamento de estados emocionais como insônia, agitação, ansiedade, depressão, distúrbio de sono, além de outras doenças.
- 2 a 3 colheres de sobremesa em 1 xícara de chá de água
Beba 1 xícara de chá 2 a 3 vezes por dia
6- Capim-limão
Também conhecido como capim-cidreira e capim-santo, essa erva apresenta atividade farmacológica para vários distúrbios, tais como insônia, ansiedade, má digestão, etc.
O chá contêm propriedades sedativas e como consequência promove um efeito calmante. É livre de cafeína e ótimo para induzir o sono e ajudar a combater a insônia.
Um estudo mostrou que a erva possui efeitos sedativos, aumentando duração e melhorando a qualidade do sono.
- 1 a 3 colheres de chá em 1 xícara de chá de água
Beba 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes por dia
Veja também:
Remédio Caseiro para Infecção Urinária
Hortelã – Benefícios e como usar
Como Eliminar Gordura no Fígado
Açafrão com Mel – Benefícios e como usar
Benefícios do Chá de Alecrim para a Saúde
Turbine sua Imunidade com Alho e Mel
Limonada com açafrão trata a depressão e aumenta a imunidade