Pesquisar

Chá Caseiro para Cisto no Ovário – 4 Opções

Chá Caseiro para Cisto no Ovário

Chá Caseiro para Cisto no Ovário – Certos chás caseiros, como chá verde, chá de gengibre ou chá de quixaba, podem ajudar a tratar cistos de ovário, pois contêm substâncias com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes ou analgésicos que ajudam a aliviar a dor e a inflamação ou a regular o ciclo menstrual.

Além disso, esses chás, quando usados ​​regularmente, ajudam a aliviar os sintomas típicos de cistos ovarianos, como cólicas, náuseas, vômitos ou sensação de inchaço.

É muito importante ressaltar que esses chás para cisto no ovário podem ser usados apenas para complementar o tratamento indicado pelo médico que geralmente inclui o uso de pílulas anticoncepcionais, em alguns casos, a cirurgia para retirada dos cistos.

1. Chá Verde

Algumas pesquisas mostram que o chá verde, cientificamente conhecido como Camellia sinensis, contém compostos fenólicos, como a epigalocatequina, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação ovariana e os danos radicais. tratar cistos no ovário.
 
Além disso, consumir chá verde pode ajudar a melhorar os níveis hormonais femininos, reduzir a resistência à insulina e ajudar a perder peso, o que pode ser muito útil, especialmente para a síndrome dos ovários policísticos.
 
O chá verde pode ser utilizado na forma de chá, infusão ou extrato natural, deve ser usado sob orientação de um ginecologista, pois em excesso pode ser prejudicial ao fígado.
 

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo

Coloque as folhas ou saquinhos de chá verde em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe ou desembale e beba imediatamente. Este chá pode ser tomado 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme indicado pelo seu médico.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, gestantes ou lactantes, ou pessoas com insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína, deve-se evitar beber este chá no fim do dia ou em quantidades maiores do que a recomendada, pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, sensação de cansaço, queimação ao nível do estômago. , fadiga ou palpitações cardíacas.
 

2. Chá de Quixaba

chá caseiro para cisto no ovário
O chá de quixaba, elaborado a partir da planta Sideroxylon obtusifolium, é rico em flavonóides e compostos fenólicos com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e analgésicos, auxiliando na redução da inflamação e da dor causada pelos cistos no ovário.
 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de casca de quixaba;
  • 500ml de água.

Modo de Preparo

Coloque as cascas de quixaba na água e deixe ferver. Depois de fervidas, deixe esfriar, coe e beba até 2 xícaras de chá por dia.
 

Este chá é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, pois a quixaba provoca diminuição dos níveis de açúcar no sangue e pode causar crise de hipoglicemia.

3. Chá de Erva de São-Cristóvão

O chá de erva de São-Cristóvão, feito a partir da planta Cimicifuga racemosa, contém isoflavonas e ácidos cafeico e salicílico, possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, ajuda a aliviar dores abdominais causadas por cistos no ovário e regula o ciclo menstrual. Sendo assim, um ótimo chá caseiro para cisto no ovário. 

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) da raiz seca de erva-de-são-cristóvão;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo

Coloque as raízes secas em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Filtre novamente e depois beba 2 a 3 vezes por dia, no máximo por 6 meses a 1 ano, pois isso pode danificar o fígado.

O chá de erva de São-Cristóvão não deve ser usado por mulheres grávidas, amamentando ou tomando anticoagulantes. Além disso, este chá não deve ser tomado por mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, útero ou ovário, problemas cardíacos como arritmia, pressão baixa, problemas no fígado ou convulsão.

Este chá pode interferir na ação das pílulas anticoncepcionais e também pode causar efeitos colaterais como dores de estômago, problemas no fígado ou bolhas na pele.
 
 

4. Chá de Gengibre

Chá de gengibre
O gengibre,  possui compostos fenólicos, principalmente o gingerol, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, que são úteis no alívio de sintomas de inchaço, náuseas e vômitos ou cólicas causadas por cistos no ovário.
 

Ingredientes

  • 1cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo

Ferva a água e adicione o gengibre. Deixe ferver por 5 a 10 minutos. Retire o gengibre da xícara e beba o chá em doses divididas 3 a 4 vezes ao dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Mulheres que estão tomando anticoagulantes como varfarina ou aspirina devem evitar beber chá de gengibre porque pode aumentar o risco de sangramento ou hemorragia. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso do chá de gengibre.
 
 
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});